PROF SYLLA

Formação:

Graduação em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos, doutorado e especialização em Jornalismo Científico, Comunicação e Política de C&T pela Universidade Estadual de Campinas (Jornalista MTB 084704/SP). Perito Judicial associado e certificado pelo Conselho Nacional dos Peritos Judiciais da República Federativa do Brasil (CONPEJ) com pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Universidade Anhanguera.

Experiência Profissional:

O Prof. Sylla John Taves é o primeiro brasileiro a ser incorporado ao patronato de uma fundação espanhola como membro vitalício, tendo seu nome aprovado por comissões em três diferentes ministérios do governo espanhol. Atualmente é vice-presidente da Fundación 3CIN da Universidad de Salamanca responsável pela Agência Ibero-americana para a Divulgação da Ciência e Tecnologia da Informação (DICYT). Atuou como docente na UNICAMP, Pontifícia Universidade Católica de Campinas(PUCAMP), SENAC/SP, Anhanguera além de atuar 11 anos como Gerente de Projetos no Gabinete do Reitor e consultor da Universidade Estadual de Campinas como Pesquisador do Museu Exploratório de Ciências, como Coordenador de Pós-Graduação no grupo Kroton Educacional, Diretor da Artculando Educação e Cultura e Pesquisador Associado ao Labjor-Unicamp. Foi membro do Conselho Universitário da Unicamp (CONSU), das Comissões de Orçamento e Patrimônio (COP) e Administração (CAD), e do Conselho Gestor da RTVUnicamp. Doutorado realizado na área de Gestão da Economia Criativa e Inovação no programa de Pós Graduação interdisciplinar em Artes do Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas. Na Universidad de Salamanca atuou como professor visitante no Instituto de Estudios de la Ciencia y la Tecnología (ECYT). Desenvolve pesquisas relacionadas as áreas de gestão da economia criativa, comunicação da ciência e inovação, gerenciamento produção cultural e gestão pública. A Fundación 3CIN realiza atividades de pesquisa, ensino e divulgação científica, dentre suas atividades destacamos o curso de especialização em Comunicação Pública da Ciência, as atividades da Agência DICYT, a revista Tribuna de la Ciencia, Feira C&T Empirika, entre outras. A Agência Ibero-americana para a Divulgação da Ciência e Tecnologia da Informação (DICYT), foi criada em 2003, sendo responsável pela publicação de mais de 25.000 artigos, com mais de 18.000 profissionais de comunicação registrados, com uma rede de 190 parceiros localizados em grandes universidades Iberoamericanas. A Tribuna de la Ciencia é uma revista que promove a disseminação de informação sobre ciência e tecnologia na Iberoamerica, buscando uma maior integração entre pesquisadores, empresas e desenvolvedores de C&T.

Prêmios e honrarias:

2018 – Título de Cidadão Emérito do Município de Vinhedo, Câmara Municipal de Vinhedo.

2010 – Prêmio melhor projeto pedagógico 2009-2010 com o Projeto Oficina Desafio da Unicamp pela Red de Popularización de la Ciencia y la Tecnología para América Latina y el Caribe – Red-POP.

2009 – Projeto NanoAventura recebeu o Prêmio de melhor projeto de Latinoamericano de popularización de la Ciencia y la Tecnologia 2008-2009, Red de Popularización de la Ciencia y la Tecnología para América Latina y el Caribe – Red-POP.

2006 – Menção Honrosa pela realização do vídeo introdutório da NanoAventura, Categoria Vídeos e Filmes didáticos, Festival de Cine e Vídeo Científico do Mercosul (CineCien 2006) – Minist. da Ciênc. e Tecnol. Brasil.

2005 – Melhor trilha sonora Espetáculo teatral “Quando as pernas fazem miserê”, Festival Riocenacomtemporânea.

2004 – Premiação XI FESTEVI 2004 – Espetáculo Um Grito Parado no Ar – 5 prêmios, melhor Direção, Atriz, Produção Executiva, Cenografia e melhor Espetáculo, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Vinhedo.